Projectos de fim de curso

Projecto de Automação e Seminário de Processos Tecnológicos

Robucar Ó- Estrutura Multi-terreno com Acoplamento Automático para um Robot Móvel

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Projecto de Automação / Seminário de Processos Tecnológicos da Licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro com o nome de Robucar - Estrutura Multi-terreno com Acoplamento Automático para um Robot Móvel.

O robot móvel em questão, Robuter III é uma plataforma robótica autónoma de elevadas capacidades. Uma das suas principais limitações é o seu uso inadequado para a navegação em ambientes não laboratoriais. Algumas experiências em pavimento de calçada (pavimento com alguma irregularidade) ilustraram a violência que sofre toda a estrutura devido à sua rigidez, o que é particularmente delicado para os sistemas electrónicos a bordo, como seja disco rígido de um PC, entre outros.

O objectivo foi conceber uma estrutura com acoplamento automático, para que seja possível a navegação do robot em ambientes exteriores.

Características do Robuter III:

  • Peso: + 150 kg

  • Capacidade de carga: + 120 kg

  • Velocidade: 5 cm/s até 1.25 m/s

  • Motores: 2´300 W, DC

  • Transmissão: diferencial, com velocidades relativas nas 2 rodas independentes

O peso actual do robot do DEM da UA ronda os 180Kg porque lhe foram adicionados alguns equipamentos como por exemplo um PC, um laser, entre outros.

 

Especificações principais da estrutura RobuCar:

  • Suportar um robot com ±130 Kg em velocidade nominal de 0.6 m/s com máximo de 1 m/s em piso com irregularidade típica de calçada, e acidentes de relevo ocasionais com altura de 5 cm. 

  • A estrutura a construir deve ser passiva

  • Dotado de suspensão ou sistema de amortecimento tal que não permita acelerações danosas para um disco rígido de PC.

  • Unidade de acoplamento às rodas motrizes do robot com relação de transmissão de 1:1, permitindo o movimento nos dois sentidos e independente nas duas rodas permitindo o direccionamento do robot usando rodas dianteiras livres.

  • Capacidade de formação de um plano inclinado, para a elevação  e a descida do robot < 20º (devido há falta de binário instantâneo disponível no robot) à custa de uma unidade motorizada.

  • A unidade deve depois permitir ser colocada numa geometria de segurança para a fixação do robot e para o movimento propriamente dito.

  • Deve-se ter um bloqueio automático da transmissão na subida ou descida

  • Na posição de descida, a transmissão da tracção não pode ocorrer para permitir ao robot desacoplar-se e “sair” da estrutura.

Após varias idealizações e alguns estudos efectuados, como por exemplo a forma e as forças envlovidas no sistema de elevação ou ainda a forma da propria rampa para permitir a transmissão da tracção do robot para a plataforma, chegou-se a uma solução final que vêm dar resposta a todas as especificações anteriormente descritas.

A estrutura apresentada anteriormente foi modelada no SolidWorks. O recurso a catálogos de componentes já existentes no mercado foi uma das principais prioridades na idealização deste modelo, tentando desta forma minimizar o numero de peças a realizar.  Foram realizados algumas análises estruturais estáticas a componentes como por exemplo a estrutura de suporte exterior (chassis) , rampas para a elevação do robot  para se prever os valores das  tensões e deformações em diferentes tipos de solicitação.          

 

Para além da componente estrutural  foi também realizado uma pequena parte de automatização do processo onde se utilizam sensores indutivos, fotoelectricos, solenoides, um motor de corrente continua e uma UPS, permitindo deste modo que o robot possa de uma forma autónoma subir e descer da plataforma. 

 

Para se compreender o processo de acoplamento automático do robot à plataforma apresenta-se em seguida uma breve descrição de todo o processo:  O robot aproxima-se da estrutura através da detecção de duas hastes, que irão servir como guia na fase de aproximação e de subida da plataforma. Estas hastes serão colocadas na parte de trás da estrutura.  Após esta fase de aproximação o robot começará a subir a rampa até se colocar integralmente em cima desta activando automaticamente o processo de subida da rampa. Este processo terminará quando o robot assentar em cima dos rolos de tracção. O conjunto robot/plataforma estará assim pronto para iniciar a navegação em ambientes exteriores sendo todo o controlo efectuado por o robot recorrendo aos seus meios de navegação.     

 

 

   
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Última actualização: 01/06/2001