Ano letivo

• Vitor Santos (DEM)

• Pedro Fonseca (DETI)

Descrição

Os sistemas de avaliação pedagógica modernos preconizam um envolvimento contínuo dos estudantes ou formandos. Nessa linha, uma solução em certas unidades curriculares será a de promover momentos de participação/avaliação de todos os alunos nas aulas ou sessões de formação. O problema é que em grupos grandes, como aulas T ou TP com dezenas de alunos, o processo requer um sistema expedito e com resultados imediatos ou automáticos. Surge assim a proposta de desenvolver um sistema baseado em três componentes:

• Terminais individuais portáteis sem fios onde cada aluno poderá responder a questões postas globalmente usando um sistema de escolha múltipla.

• Uma estação-base recetora, colocada na sala, que valida, autentica e estabelece as trocas de comunicações com os terminais individuais.

• Software a correr num computador ligado ao sistema base que mantém e gere uma base de dados de alunos, as suas respostas, bem como os timings de pergunta/resposta.

Uma preocupação grande é a segurança e privacidade que garantam a restrição de intrusão exterior e que só os presentes na sala possam participar numa dada sessão, e só dentro da sala.

O acesso Wi-Fi pode ser uma restrição devido ao elevado número de equipamentos que pode haver numa sala (pendurados no mesmo AP) e que comprometem o desempenho. Assim prevê-se o estabelecimento de uma comunicação individual, e dedicada, entre a estação base e cada um dos terminais que, pelo menos numa fase inicial, se faça exclusivamente em linha de vista (como o uso de infravermelhos, por exemplo).

As funções principais do terminal seriam:

• Validar o registo de presença na sala (por cartão de estudante ou outro)

• Resposta a questões de escolha múltipla

• Receber o acknowledge da estação base como meio de feedback ao aluno.

• Sem validação individual, o sistema pode também ser usado para inquéritos anónimos ou testes de diagnóstico ou para efeitos estatísticos.

Para os terminais, uma solução poderá ser o recurso a um sistema baseado em Arduino (nano, por exemplo) com módulos de comunicações por infravermelho e rádio (Zigbee ou outra), com validação de cartão de estudante e com entradas ligadas a botões para as respostas/intervenções do utilizador.

Antecedentes

Alguns estudos foram iniciados no passado, e podem servir de base ao desenvolvimento e melhoramento da solução futura. Elementos desses estudos podem ser encontrados em: http://lars.mec.ua.pt/public/LAR%20Projects/SystemDevelopment/2017_AntonioTeixeira/

Objetivos/tarefas principais

• Estudar e conceber a solução geral para o sistema