Ano letivo

2017-2018

Título

Sistema para Geração de Estimulos Epidérmicos

Orientação

  • Vitor Santos (DEM)

Colaboração

  • António Amaro (ESSUA)

  • Filipe Silva (DETI)

Descrição

Uma das áreas da medicina de reabilitação foca-se na análise da resposta a estímulos provocados na superfície da pele em pacientes em reabilitação, ou mesmo até apenas para estudos de sensibilidade.

Os estímulos podem ser de naturezas várias (elétricos, térmicos, vibratórios, etc.). Porém, uma área que se revela de particular interesse é o de criar um estímulo mecânico de contacto por leve punção superficial da epiderme (ligeira "picada") como forma de estudar a sensibilidade das pessoas.

O principio é o de aplicar um contacto pontiagudo de muito pequenas dimensões (1 mm ou menos) contra a superfície da pele e registar a reação humana.

A implementação prática de um sistema destes passaria posteriormente por criar uma matriz de atuadores controlada por computador (um sistema embedded como Arduino ou similar) que permitiria gerar padrões de estímulos com temporização e sequenção a definir.

Porém, é preciso desenvolver ou adaptar soluções existentes para uma solução adequada a este desafio. A base da abordagem pode recorrer a micromotores vibratórios (como por exemplo https://vimeo.com/248321045) onde se poderão fazer alterações mecânicas incluindo o acoplamento de um pequeno punção que estimula a pele quando atuado electricamente com um pulso.

Na impossibilidade do uso direto dos motores vibratórios, poder-se-ão estudar outras soluções e desenvolver um atuador electromagnético com base num micro-iman permanente de neodímio, usando eventualmente os encapsulamentos e circuitos dos micromotores vibratórios.

Objetivos/tarefas principais

  • Estabelecer as especificações do projeto face aos requisitos da reabilitação.

  • Levantamento das soluções existentes para micro-atuação mecânica.

  • Estudar o funcionamento dos micromotores e a possibilidade de serem adaptados a este problema.

  • Conceber e projetar um micro-atuador linear por ação electromagéntica, ou similar.

  • Construir e testar um protótipo de micro-atuador linear baseado nas soluções estudadas.