Ano letivo

2017-2018

Título

Interface OBD para o AtlasCar2 e Monitorização do seu Estado

Orientação

Vitor Santos (DEM)

Descrição

Os automóveis modernos tem uma ficha (OBD) para interface com a rede instalada a bordo pensada em especial para efeitos de monitorização e diagnóstico. Essa monitorização é importante para sistemas de vigilância do estado do veículo bem como de medição de variáveis úteis na assistência à condução e até eventualmente na condução autónoma.

No caso do ATLASCAR2, a obtenção de variáveis como a velocidade atual, autonomia, posição do volante, ações do condutor, etc. são muito importantes nos objetivos do projeto.

Assim, propõe-se desenvolver uma aplicação que faça a interface com uma ficha OBD2, como por exemplo esta: https://www.amazon.co.uk/iLC-OBD2-Wireless-Code-Reader/dp/B01NAQ2878/ref=sr_1_fkmr0_3?s=diy&ie=UTF8&qid=1519758549&sr=8-3-fkmr0&keywords=obd2+ilc

Os dados lidos devem ser extraídos e interpretados para representar todas as grandezas possíves do estado do veículo.

Os códigos do protocolo do ATLASCAR2 (Mitsubishi iMiev) estão parcialmente disponíveis em: https://github.com/plaes/i-miev-obd2

Requisitos

Conhecimentos consolidados de programação numa linguagem utilizável para ler os dados da ficha (C, Python, ou outra que se venha a indentificar como adequada)

Objetivos/tarefas principais

  • Instalação da ficha no veículo e teste de funcionalidade com uma aplicação standard (Android, IOS, etc.)

  • Desenvolvimento de uma aplicação que leia os dados em bruto da ficha.

  • Implementação da descodificação do protocolo para o iMiev.

  • Desenvolvimento de uma aplicação para visualização dos parâmetros descodificados.